A Doutrina de Deus segundo a Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Doutrina de Deus segundo a Igreja Adventista do Sétimo Dia




A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) adota uma visão teísta clássica de Deus, baseada nas Escrituras Sagradas e alinhada com a tradição cristã protestante. A doutrina adventista de Deus segue os princípios do monoteísmo bíblico, acreditando em um Deus único e triúno, revelado como Pai, Filho e Espírito Santo. Este artigo explora essa doutrina à luz das Escrituras e do pensamento de autores adventistas e não adventistas.

A Natureza de Deus

A Bíblia ensina que Deus é eterno, infinito, onipotente, onisciente e onipresente. Ele é o Criador e Sustentador do Universo (Gênesis 1:1; Salmo 90:2; Jeremias 32:17). Segundo Ellen G. White, principal pioneira adventista, “há um só Deus, pessoal e espiritual, o Criador e o Supremo Governador do Universo” (Patriarcas e Profetas, p. 331).

O teólogo adventista Fernando Canale argumenta que a concepção de Deus na teologia adventista difere da tradição clássica porque enfatiza a historicidade divina, ou seja, Deus age na história e interage com o ser humano de maneira ativa e relacional (Basic Elements of Christian Theology, 2005).

Por outro lado, o teólogo protestante Millard Erickson, embora não adventista, também sustenta uma visão semelhante ao afirmar que Deus é pessoal e relacional, interagindo com sua criação de maneira dinâmica (Christian Theology, 1998).

A Trindade

Os adventistas creem na doutrina da Trindade, ou seja, Deus existe em três Pessoas coeternas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa crença é fundamentada em textos como Mateus 28:19 e 2 Coríntios 13:13.

O teólogo adventista Gerhard Pfandl explica que a doutrina da Trindade é essencial para entender o caráter de Deus e a obra da salvação (The Doctrine of the Trinity Among Seventh-day Adventists, 2010). Ele destaca que, historicamente, os primeiros adventistas tinham dificuldades com a Trindade, mas que, após um aprofundamento bíblico, chegaram à aceitação plena desse ensino.

Wayne Grudem, teólogo reformado, também defende que a Trindade é um conceito bíblico, e não uma invenção do cristianismo pós-apostólico. Em sua obra Teologia Sistemática (1994), ele reforça que a divindade de Cristo e do Espírito Santo são fundamentais para a fé cristã.

Deus como Criador e Sustentador

Os adventistas defendem a criação literal em seis dias e rejeitam o evolucionismo teísta. Para Richard M. Davidson, professor da Andrews University, a narrativa da criação em Gênesis deve ser interpretada literalmente (The Genesis Creation Account and Its Reverberations in the Old Testament, 2015).

O filósofo William Lane Craig, não adventista, também argumenta que a existência de Deus como Criador é a melhor explicação para a origem do universo, rejeitando o naturalismo ateísta (Reasonable Faith, 2008).



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